Artigos
VOCÊ S/A
Colaboradores
Atualidades
Autoconhecimento
Curiosidades
Especiais
Vida Profissional

Parceria
Curriculum.com.br
e VOCÊ S/A


Pesquisar:
Sorria para os problemas
por Você SA
Publicada em 29/12/2008

Por Eugenio Mussak*

 

Eu sou um homem de sorte. Tive uma professora de matemática no Ensino Médio que me ensinou muito mais do que números e contas. Certa vez, ao ver meu desconsolo diante de um problema de álgebra, ela me disse: Um problema é a maneira que a matemática encontrou para fazer a inteligência sorrir. Com isso, ela me fez sorrir e me motivou a resolver a equação. Hoje, homem feito, lembro-me de suas palavras sempre que estou diante de um problema de qualquer natureza. E volto a sorrir.  

   

Na vida, sobram problemas para todos nós. A não ser, é claro, para os que desejam levar uma vida com poucos desafios, livre de sobressaltos, sem perigos, mas sem conquistas. E olhe lá! Já em uma existência plena e dinâmica, percalços são parte do caminho. É claro que dá para reduzir a incidência de problemas, e para isso existe o pensamento estratégico; mas o que não podemos é ter a ilusão de que nossa vida, especialmente a profissional, será como uma temporada na praia, em que o mais difícil é decidir o sabor da caipirinha.

 

Líderes existem porque há problemas a serem resolvidos em equipe. No momento da dificuldade é que todos se voltam para o líder à espera de uma orientação e, por que não, de motivação um problema é a maneira que a vida encontrou para fazer um líder sorrir. Assim, ele inspira os outros a buscar sua realização, que, mais do que resolver problemas do cotidiano, é deixar um legado.

 

Se você se queixa dos problemas, deveria estar questionando outras duas coisas: sua incompetência para evitar o aparecimento deles e sua fraqueza para enfrentá-los. No fundo, um problema representa uma questão filosófica. Cada pessoa tem o poder para decidir se deseja adotar a filosofia daquele personagem do Woody Allen que repete insistentemente: Eu tento gostar de minha vida, mas ela é que não gosta de mim, e continua neurótico; ou a do Dadá Maravilha, que marcou um golaço quando afirmou: Não me venha com a problemática que eu já tenho a solucionática. Disse isso e sorriu para a vida, com todos os seus problemas.

 

*Eugenio Mussak é professor do MBA da FIA e consultor da Sapiens Sapiens.

eugênio@ssdi.com.br 


Artigo fornecido pela revista VOCÊ S/A.
Clique aqui e acesse o site.
Quer assinar a VOCÊ S/A? Clique aqui.

Enviar para um amigo

Voltar