Inauguro no site da Curriculum uma série de artigos que vão lidar com os grandes desafios de sua carreira. De um lado procuro trazer algumas de minhas experiências como CEO e das “batalhas” que precisei lutar nestes anos. Por outro, “apimento” os artigos com experiências militares das mais diversas.
Por que escolhi esta área? Bem, primeiro por gostar e ser o meu hobby em termos de leitura. Desde criança gostava de assistir a filmes de guerra e com o tempo acabei me interessando por leituras das mais diversas nesta área. Segundo, descobri incríveis similaridades entre competências utilizadas no meio militar, mas principalmente nos conflitos, com aquelas que utilizamos em nossa carreira. O ponto que mais me atraiu foi que estas competências foram testadas no mais duro dos laboratórios: a guerra, nas suas mais difícies batalhas.
Isto nos traz a outra ponderação interessante. Enquanto constantemente procuramos por novas habilidades e competências, há aquelas que não mudam com o tempo. Podemos estar disparando na tecnologia, informática e na Internet. Mas competências como liderança, perseverança, trabalho em equipe e princípios como ética e lealdade continuam sempre em voga, como estiveram há cem anos e o estarão nos próximos séculos.
No livro “Heróis e Vilões”, lançado recentemente no Brasil pela Editora Larousse, o autor Frank McLynn descreve os feitos de grandes guerreiros da História – Espártaco, Hátila o Huno, Ricardo Coração de Leão, Cortez, Tokugawa Ieyasu e Napoleão. Traça seus perfis, conquistas, vitórias e derrotas. Um resumo em particular feito pelo autor chama-me muita atenção: “Mas se me pedissem para apontar um pré-requisito importante para todos os guerreiros de sucesso, responderia que é sua capacidade extraordinária para lidar com o estresse simultâneo e acumulado. Os grandes capitães tinham de lidar com conflitos da sociedade e do mundo exterior, com outras pessoas e, frequentemente, consigo mesmo”.
Se substituirmos a palavra capitães por executivos o significado não muda. Nossa tendência natural é a de dizermos que o nosso trabalho é altamente estressante, quando na realidade deixamos de reconhecer que a vida, de forma geral, pode ser muito estressante. Não raro culpamos o trabalho pela grande pressão que recebemos, quando outras áreas de nossa vida esgotam nossas energias e as nossas reservas “anti-pressão”. Além disso, dá muito “ïbope” e venda de livros e entrevistas, quando alguém decide escrever algo sobre o perfil dos altos executivos. Ao ver os resultados destas pesquisas, posso ver que o mesmo se aplica aos advogados, médicos, artistas plásticos, engenheiros, músicos etc.
O propósito deste breve artigo não é o de dar caminhos para eliminar ou vencer as pressões e o alto estresse. Primeirarmente é apenas um alerta para que você saiba que estas palavras podem ser modernas, mas a situação é muito antiga. Que você pode estar procurando caminhos para vencer em sua carreira, enquanto possa ter sérios desafios nestas áreas e você está procurando desesperadamente por um MBA para ser a resposta milagrosa às suas promoções.
Segundo, veja este artigo como um convite para que você examine ONDE estão as maiores pressões de sua vida: no trabalho, na família, no casamento? Pode estar em sua saúde? Na maneira que você admistra o seu tempo? Numa fase muito difícil que os seus filhos estejam passando? E se for no trabalho mesmo? Identifique mais precisamente: está no seu chefe? Na queda de mercado? Na falta de realização pessoal? Na incapacidade de cumprir os seus prazos?
Enfim, vivemos em um mundo de constantes mudanças. Estamos numa fase em que milhões de pessoas no mundo sentem-se mais pobres em razão das quedas das bolsas no mundo inteiro. Mercados mudam, expectativas mudam. Famílias mudam com o tempo e têm diferentes expectativas. E a má notícia é que este ambiente conturbado tende a conturbar-se cada vez mais. Assim como os grandes capitães da antiguidade o conseguiram, veja se você está conseguindo lidar com tudo isto. Talvez seja o momento de deixar de buscar as soluções do lado de fora e olhar lá dentro de você e identificar os focos de sua pressão e estresse e ...agir !
Danilo Talanskas é presidente da Elevadores Otis para a América do Sul e autor do livro “Lições de Guerra – Vencendo as Batalhas de Sua Carreira” - www.licoesdeguerra.com.br.