|
Na crise, profissionais precisam manter equilíbrio
Publicada em 20/10/2008
|
|
Com tanta instabilidade do mundo financeiro, os profissionais precisam manter o equilíbrio emocional. É o que afirma a psicóloga e vice-presidente de Projetos da ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida) Sâmia Simurro, que também recomenda que se evite comportamentos que prejudiquem a própria saúde e bem-estar pessoal, como a histeria coletiva, na qual o executivo envolve-se de tal forma em determinada situação que não consegue avaliá-la de forma crítica.
Segundo Sâmia, a atual crise no mercado financeiro revela outro problema que há muito tempo afeta os executivos: o estresse corporativo.
Veja como ampliar a qualidade de vida no seu dia-a-dia:
- Busque entender de forma clara as expectativas dos seus superiores. Para tanto, desenvolva a assertividade e a capacidade de comunicação;
- Procure situações de satisfação ou de reconhecimento. Se isso não for possível no trabalho, procure satisfação em sua vida pessoal ou em um hobbie;
- Equilibre seu estilo de vida. Você precisa de tempo para manter seus relacionamentos, ter um sono repousante, praticar atividades físicas, ter uma alimentação saudável e praticar alguma atividade de lazer;
- Mantenha o otimismo. Avalie seu estado de espírito e procure ver as coisas sob uma perspectiva positiva;
- Desenvolva em si melhores habilidade de delegar tarefas aos subordinados, priorizar e focar naquilo que realmente importa;
- Aprimore no seu planejamento diário. Evite desperdício de tempo com reuniões inúteis e improdutivas;
- Utilize a tecnologia a seu favor. Use-a com bom senso e disciplina, evitando checar e-mails de trabalho nas horas de lazer.
Fonte: Info Money
|
|
|