Executivos de todo o mundo consideram as economias em desenvolvimento mais favoráveis e com mais oportunidades para se trabalhar revelou o Executive Quiz do Instituto Korn/Ferry, que, desta vez, focou nas percepções sobre oportunidades em carreira internacional dos atuais líderes de negócios.
Entre os entrevistados, 64% apontam os países do BRIC (sigla para o Brasil, a Rússia, a Índia e a China) como os que possuem as melhores oportunidades de crescimento profissional. No caso dos EUA, esse percentual é de 22%. Apenas 9% escolheram economias como a da Europa Ocidental e a do Japão.
De acordo com os resultados, 61% dos entrevistados afirmaram que já receberam oferta internacional de trabalho e, entre eles, 83% se mudariam de seu país de origem para aceitar uma oportunidade para sua carreira.
'Os líderes de hoje precisam estar atentos e ter conhecimento sobre as tendências mais marcantes, sobre a economia e a cultura dos mercados internacionais, para seu crescimento profissional', afirma Sérgio Averbach, presidente da Korn/Ferry no Brasil. 'O encantamento pelos mercados emergentes apresenta oportunidades significativas em um momento de grandes mudanças. Os resultados de nossa pesquisa demonstram como os executivos estão propensos à mobilidade, que é cada vez mais um pré-requisito para o executivo de alta direção em empresas globais, bem como em empresas brasileiras em processo de internacionalização.”
A pesquisa foi realizada entre julho e agosto de 2008 com executivos de mais de 70 países que estão registrados no Executive Center online do Korn/Ferry, ekornferry.com.
Fonte: Info Money