Um dos temas mais falados nas grandes corporações no momento é a sustentabilidade. Mas será que todos entendem exatamente o que quer dizer essa palavra? Agosto e setembro são meses em que as empresas selecionam estagiários e trainees, e as mesmas que têm sua filosofia voltada à sustentabilidade atraem mais os jovens talentos. O que vale pensar agora é se este discurso realmente faz diferença na cabeça de um jovem.
Uma pesquisa divulgada recentemente pela MTV apontou que a maioria dos entrevistados, com idades entre 12 e 30 anos, não sabe a real importância das mensagens de sustentabilidade das empresas. Ou seja, sentem-se sozinhos e sem incentivos para agir em prol do tema.
Outros resultados da pesquisa podem preocupar as companhias: a imagem das empresas não é muito favorável quando o assunto é meio ambiente. 58% não percebem a atuação das companhias e 32% dizem que elas não fazem absolutamente nada. Lembrando que no ano passado, conforme dados do Ibope Monitor, R$ 756 milhões foram investidos em campanhas do terceiro setor, desse total 20% só em campanhas de sustentabilidade. Não é estranho, então, que uma boa porcentagem sinta que as empresas não fazem nada para o meio ambiente com tanto investimento em publicidade? Não seria interessante as empresas, junto com seus departamentos de comunicação, melhorarem sua mensagem ao jovem que, segundo a pesquisa, já se preocupa em investir seus talentos numa empresa realmente responsável?
Como sempre, comunicação é tudo, mas melhor ainda se bem direcionada.
Para mais detalhes dessa pesquisa, intitulada de Dossiê Universo Jovem 4, veja link abaixo em “Atualidades”.
Apresentamos um novo modelo de newsletter, pela primeira vez adotando esta linguagem com nossos leitores. Gostaríamos, portanto, da sua participação, seja enviando um comentário ou divulgando a seus colegas profissionais e amigos. Até a próxima!