Por Luiz Carlos Cabrera
Em geral, quando se fala em carreira as pessoas pensam imediatamente na sua trajetória profissional. Só que nós temos outras. A de pai e mãe, a de filho, de cônjuge, de cidadão etc. Todas merecem um cuidado especial. É do equilíbrio entre elas que nasce a qualidade de vida tão almejada por todos. Em todas se aplicam os conceitos de projeto, de auto-análise, de estratégia e de desenvolvimento. Mas nos apresentamos para algumas sem uma preparação adequada. Para ser um bom profissional, estudamos em média uns sete anos entre graduação, especialização e pós-graduação. E para as demais? |
|
O curso de noivos pode ensinar você a ser empático, a ceder e a perdoar na relação a dois. Já a gestação é uma boa preparação para as futuras mães, um verdadeiro programa de trainee, em geral com coaching da mãe e da avó. O mesmo ocorre com a carreira de pai. Isso se ele aproveitar cada dia da gravidez para se preparar.
Com tantas carreiras, o desafio é organizar o tempo de dedicação para cada uma. Durante a semana, das 24 horas do dia, diminuídas de oito horas de sono, as pessoas trabalham cerca de 10 a 11 horas. Portanto, elas passam 65% do tempo acordadas para trabalhar. Todas as outras carreiras se espremem nos restantes 35% do tempo, aguardando desesperadamente pelo fim de semana. É por isso que alguns fenômenos acontecem nas novas gerações.
As pessoas procuram estudar outras disciplinas, como filosofia, história, sociologia, antropologia, para melhorar a compreensão do mundo e se tornarem melhores pais, mães, filhos e cônjuges. Outra mudança é o adiamento do casamento e da vinda dos filhos. Claro que este adiamento tem também a forte influência da dificuldade de formação de poupança, mas a complexidade da nova carreira também exerce uma grande influência. A mensagem importante é a de tratar cada uma das carreiras com o mesmo cuidado com que se trata a profissional. Aplique os mesmos conceitos e metodologia de elaboração de projeto, de avaliação dos ciclos e faça o plano de desenvolvimento! O foco é a sua felicidade.