O volume de vagas para executivos da área financeira cresceu 76,6% no primeiro semestre de 2008, em relação ao mesmo período de 2007, de acordo com levantamento feito pela consultoria DBM, especializada na gestão do capital humano.
O estudo ainda aponta que mais de um quarto das 10.268 mil posições abertas no período analisado está atrelado à demanda de bancos, seguradoras e corretoras.
Grau de investimento
'E este é um movimento que tende a se acelerar, principalmente após a chancela de grau de investimento concedida ao Brasil, que tende a atrair ainda mais empresas do segmento para o País', diz a consultoria. A conquista da posição de grau de investimento eleva ainda mais a procura por profissionais de alguns setores, como é o caso do financeiro, quadro que já em 2007 havia sido batizado como 'apagão de talentos'.
Isso tende a pressionar ainda mais a competição por talentos da área financeira, acarretando aumento dos benefícios oferecidos aos indivíduos que apresentam as competências essenciais para o novo momento da economia brasileira.
Para acompanhar as mudanças no mercado, as empresas precisam ampliar ou repensar seus programas de retenção de talentos e criar outros atrativos, além dos financeiros, que mantenham os colaboradores alinhados com a empresa, conforme explicou a assessoria de imprensa da consultoria.
Fonte: UOL