Artigos
VOCÊ S/A
Colaboradores
Atualidades
Autoconhecimento
Curiosidades
Especiais
Vida Profissional

Parceria
Curriculum.com.br
e VOCÊ S/A


Pesquisar:
As crises e suas lições
por Você SA
Publicada em 11/8/2008

 

Por Gustavo Cerbasi

 

O Brasil é um dos melhores lugares para se investir. Essa não é uma opinião pessoal, mas sim o reconhecimento de economistas de todo o mundo que vêem os quatro integrantes reunidos na sigla Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) como os países que mais se desenvolverão nos próximos anos. Esse fato é realidade com ou sem crise nos Estados Unidos. A crise nos mercados financeiros, que inaugurou o ano de 2008, nos lembra que bons investimentos envolvem risco. Isso exige dos investidores uma postura consciente sobre suas escolhas para suportar os diversos altos e baixos que conduzirão a um ganho diferenciado.

 


A evolução da crise de janeiro, por outro lado, mostra que o que determina os rumos do mercado, no longo prazo, são os fundamentos e não os movimentos especulativos. Com o Brasil cada vez mais rico e competitivo, boa parte dos resultados das empresas encontra-se em condição sustentável. A classificação de risco do país ainda está a apenas um degrau do investment grade, um bom diferencial.

Por termos aqui condições favoráveis ao crescimento das empresas, o mercado de ações continua sendo uma boa alternativa para os investidores de fora, o que atrai de volta, em pouco tempo, aquele capital que é levado para cobrir rombos nas contas durante as crises em seus países de origem. Prepare-se, portanto, para as crises. É nelas que os preços de bons ativos — como ações e imóveis — despencam e o investimento em ativos de risco mostra-se como um grande negócio.

 

A regra para sobreviver às turbulências nos investimentos é relativamente simples. Quando o bom momento dos investimentos e o recorde na bolsa de valores começarem a surgir como manchetes na mídia, segure seus impulsos e invista de maneira conservadora. Quando as crises voltarem — e elas voltarão—, abandone seu conservadorismo e faça escolhas que permitam bons saltos em seu patrimônio. Para quem investe conscientemente, as crises nada são além do que boas oportunidades de fazer grandes investimentos.

 

Gustavo Cerbasi é consultor financeiro pessoal, sócio-diretor da Cerbasi & Associados Planejamento Financeiro e autor do livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos.

 


Artigo fornecido pela revista VOCÊ S/A.
Clique aqui e acesse o site.
Quer assinar a VOCÊ S/A? Clique aqui.

Enviar para um amigo

Voltar