Artigos
VOCÊ S/A
Colaboradores
Administração & Planejamento
Ao Procurar Emprego Saiba...
Atualidades
Comportamento
Dicas & Variedades
Entrevistas
Etiqueta
Fale Bem em Espanhol
Fale Bem em Inglês
Fale Bem em Português
Frases
Inteligência Emocional
Networking
Novidades
Qualidade de Vida
Recursos Humanos
Reflexão
Sua Carreira
Vendas

Pesquisar:
Aqui não falta emprego Publicada em 12/6/2008
A construção civil volta a dar orgulho para a economia nacional e, de certa forma, para todos os brasileiros. Isso porque o setor vive um momento especial e continua demonstrando vigor no cenário de retomada do crescimento sustentado no Brasil. Enquanto alguns nichos da economia apresentam sintomas de crise e até quedas de faturamento, esse território mostra pujança e ótimos resultados.

 

O boom da construção civil não é de hoje. No último ano o setor registrou crescimento de quase 10% em comparação a 2006 e colaborou com 5,5% de participação no PIB (Produto Interno Bruto), 1% a mais que no ano anterior. Em alguns estados, chegou a faltar matéria-prima, como cimento; em outros, faltou mão-de-obra.

 

Só nesse primeiro trimestre de 2008, mais de 110 mil postos de trabalho foram gerados, um crescimento 185% maior que no mesmo período de 2007. Poderiam ser gerados mais empregos, se não faltassem colaboradores qualificados. Hoje, esses profissionais que fazem com que o setor decole na economia são disputados pelas principais construtoras do País ainda no canteiro de obras.

 

Por falar em obras, duas situações diferentes são também responsáveis por este bom momento da indústria da construção civil. Primeiro, o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) tem feito com que o Brasil pareça realmente um canteiro de obras, o que é muito bom para todo mundo. O País precisava destas obras para continuar crescendo e também para receber investimentos das multinacionais e permitir que este bom momento prossiga.

 

Em segundo lugar estão os lançamentos de empreendimento imobiliários e a busca pela casa própria. A facilidade da compra destes imóveis lançou uma nova injeção de fôlego para toda uma cadeia produtiva do setor, construtoras, lojas de materiais de construção, empresas em geral.

 

Remando junto nesse barco, com o vento a favor, o negócio de locação de equipamentos para construção civil também pesca bons resultados. A rede de franquia Casa do Construtor – Aluguel de Equipamentos registrou um crescimento superior aos 40% em 2007, em suas 34 lojas.

 

Outra notícia importante do setor é a perda do título de campeã de acidentes de trabalho. A redução se deve ao fato de as empresas investirem significativamente em novos equipamentos para a construção e oferecerem uma segurança ainda maior aos colaboradores.

 

Com essas boas perspectivas, ao que tudo indica a construção civil irá continuar sua trajetória de sucesso no Brasil, gerando empregos de qualidade, impulsionando a economia e realizando, cada vez mais, o projeto de milhões de brasileiros que sonham com a casa própria. Para isso, só precisamos fazer bem a “lição de casa”, que significa investir ainda mais em infra-estrutura e condições dignas de trabalho para todos os envolvidos, permitindo assim que o país alcance o topo e bata ainda mais recordes.

 

Expedito Arena é presidente da Alec, engenheiro e diretor da Casa do Construtor.


Enviar para um amigo

Voltar