Pesquisa da Grant Thornton Internacional, representada no Brasil pela Terco Grant Thornton, mostra que, globalmente, o número de empregos em empresas privadas de capital fechado aumentou 4% em 2008 em relação a 2007. No ano passado, o crescimento foi de 3%. Estes dados são do International Business Report (IBR). O estudo mostra ainda que, no Brasil, o índice passou de 8% em 2007 para 9% este ano. O IBR ouviu 7.800 executivos de 34 paises. No Brasil foram pesquisadas 150 empresas, sendo 100 de São Paulo, 25 do Rio de Janeiro e 25 de Salvador.
Os únicos países que conseguiram índices de dois dígitos foram o Vietnã (14%), Índia (12%), China (12%) e Armênia (11%) Nas Filipinas, houve uma diminuição de 4% no número de empregos. Regionalmente, os melhores resultados foram obtidos pela Ásia (8%) e América Latina (7%). A União Européia e os países do Nafta, por sua vez, cresceram só 2%.
“Esses dados mostram um movimento importante de crescimento nas atividades das empresas privadas de capital fechado”, explica Wanderlei Ferreira, sócio da Terco Grant Thornton responsável pela área tributária. “Mas, se tivéssemos o devido aprimoramento da legislação trabalhista brasileira, certamente estas estatísticas seriam muito mais favoráveis”, afirma o executivo.
Fonte: Canal Executivo