Mais de dois terços (68%) dos recrutadores de executivos disseram que os esforços de contratação de pessoas com diversidades deveriam ser conduzidos pelos principais líderes de uma companhia. O dado faz parte da mais recente edição do informe trimestral Índice do Recrutador de Executivos (Executive Recruiter Index), realizado pela Korn/Ferry International. Segundo a consultoria, esta impressionante tendência reflete a importância das práticas de contratação de pessoas com diversidades no competitivo mercado atual dos talentos.
Outros que devem apoiar as diversidades, de acordo com os recrutadores globais, incluem a diretoria da companhia (13%) e o departamento de Recursos Humanos (11%). Além disso, quase metade dos recrutadores (46%) revelou que os candidatos das minorias estão presentes em 25% a 75% de suas buscas por executivos. Mais de um quinto dos recrutadores (21%) reportaram que os candidatos com diversidades foram incluídos em três quartos ou mais de suas contratações mais recentes.
'O reconhecimento da diversidade como um esforço que necessita começar na Alta Chefia e permear todos os níveis de uma organização mostra um grande progresso', disse Bob Damon, presidente para a América do Norte da Korn/Ferry International. 'Na medida em que a globalização continua a definir o local de trabalho, nossos clientes estão procurando por liderança executiva que, não somente reflita o grupo de talentos atual, mas que também entenda as nuances sociais e culturais dos diversos mercados'.
Quase metade (49%) dos recrutadores atribuiu a crescente visibilidade das questões de diversidade à globalização, enquanto outros 30% mencionaram a crescente presença de mulheres e minorias nos locais de trabalho como a principal razão.
Por último, cerca de 9 entre 10 recrutadores (85%) concordam que as companhias que possuem programas de diversidade implementados e bem-sucedidos possuem uma vantagem competitiva no mercado. Sob esse ponto-de-vista, programas de diversidade efetivos proporcionam um grupo mais robusto de talentos para as organizações em todo o mundo, permitindo a elas atraírem e manterem os melhores talentos entre o número atualmente reduzido de profissionais qualificados.
O Índice do Recrutador de Executivos é baseado em uma pesquisa trimestral com 228 consultores da Korn/Ferry International, que trabalham com as maiores corporações e com organizações sem fins lucrativos de todo o mundo. Esta pesquisa foi conduzida on-line nas Américas, Região Ásia/Pacífico, Europa, Oriente Médio e África, entre 14 e 28 de março de 2008. Site: http://www.kornferry.com
Fonte: Canal Executivo