Os trabalhadores 'por conta própria' representavam em março de 2008 quase 20% da força de trabalho brasileira, somando 4,1 milhões de trabalhadores, segundo estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado na quarta-feira, 30 de maio. O número leva em consideração seis regiões metropolitanas brasileiras (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre).
O IBGE classifica como 'trabalhador por conta própria' a pessoa que 'trabalha explorando o seu próprio empreendimento, sozinha ou com sócio'. Conforme o instituto, outras características são a não-obrigatoriedade de uma jornada de trabalho e o rendimento variável.
Em relação à mão-de-obra ocupada do país, o percentual de trabalhadores que atuam por conta própria ficou praticamente estável nos últimos seis anos, segundo o instituto: em 2002, os 'por conta própria' representavam 19,3% da população economicamente ativa, percentual que caiu para 19,2% neste ano.
Entre 2002 e 2008, o IBGE mostra que houve um aumento da contratação com carteira assinada, universo que respondia por 40,8% da população economicamente ativa em 2002. Seis anos depois, a contratação oficial passou para 43,9% do total de trabalhadores.
No mesmo período, também cresceu a participação do setor público na geração de emprego, enquanto o contingente de trabalhadores sem carteira assinada também registrou redução na participação.
Fonte: G1