Os resultados da mais recente pesquisa sobre a Responsabilidade Social das Empresas mostram que 77% dos brasileiros têm muito interesse em saber como as empresas tentam ser socialmente responsáveis, índice que revela estabilidade se comparado aos dados registrados nos levantamentos anteriores (2004 – 72%; 2005 – 78%; 2006 – 75%). Por outro lado, o estudo mostra que a maioria não é suficientemente informada e é baixo o índice dos que premiam ou punem as empresas em virtude de suas ações de responsabilidade social.
Ainda conforme a pesquisa, o número dos que atribuem às empresas um papel que vai ‘além do meramente econômico, incluindo também o estabelecimento de padrões éticos mais elevados e a construção de uma sociedade melhor’ diminuiu: 51% expressaram esta opinião no levantamento de 2006, ante 64% em 2004.
A pesquisa demonstra que o percentual médio dos entrevistados que manifestaram expectativas com as chamadas responsabilidades cidadãs das empresas (‘ajudar a resolver problemas sociais’, ‘ajudar a reduzir a distância entre ricos e pobres’, ‘apoiar políticas e leis favoráveis à maioria da população’ e ‘reduzir violações de direitos humanos no mundo’) é de 63%. Outro dado relevante é o de entrevistados que concordam com a afirmação de que ‘as empresas estão fazendo um bom trabalho em construir uma sociedade melhor para todos’: 66,5% em 2006, quase dez pontos acima do registrado em 2005.
Fonte: Canal Executivo