Depois de perder a liderança do mercado mundial de computadores pessoais para a HP, a Dell parece estar mais agressiva do que nunca na busca pelo crescimento de suas operações. A companhia anunciou um plano de reestruturação para cortar 3 bilhões de dólares em custos e melhorar a rentabilidade.
Entre as medidas, estão o fechamento de uma fábrica de computadores desktop em Austin, no Texas – para melhoria da rede logística, segundo a Dell –, e também a demissão de mais 5.600 funcionários ao redor do mundo. A companhia já conduzia um plano de demissões e até agora havia dispensado 3.200 pessoas.
As medidas de redução de custos, que devem acontecer ao longo do ano fiscal de 2009 – iniciado em março –, vão abordar as áreas de consumo global, corporativo, notebooks, pequenas e médias empresas e mercados emergentes. Entre os aspectos que a Dell pretende reformular estão design, produção e logística de produtos. Os primeiros resultados já são esperados para o próximo trimestre, mas a conclusão do pacote deverá acontecer ao longo de três anos.
Fonte: Portal Exame