De acordo com o peso que a gestão de pessoas conquista em termos de importância para a estratégia de negócios das empresas, os executivos de Recursos Humanos ganham espaço e uma remuneração melhor. Condicionada a realizar tarefas técnicas e consideradas de pouca importância para o sucesso financeiro das companhias, a área angariou salários baixos durante muitos anos. Mas o atual cenário de crescimento da economia e de escassez de profissionais qualificados torna cada vez mais importante a função do diretor de RH.
“Hoje a diferença entre os salários dos diretores de RH e dos da área de marketing, por exemplo, gira em torno de 5%. Mas essa margem já chegou anteriormente a 20%” em favor dos profissionais de marketing, conta Leonardo Salgado, consultor Sênior do Hay Group. Já em nível gerencial, a diferença da média salarial entre um profissional do RH e do marketing bate na casa dos 10%, em média.
Na perspectiva de Salgado, os salários do RH tendem a estar mais atualizados em relação ao dos executivos das demais áreas nos próximos três anos. “Não acredito, no entanto, que a remuneração se equipare, principalmente com a de áreas cujo trabalho impacta diretamente no resultado financeiro da empresa, como a comercial, por exemplo.”
Fonte: Canal RH