Por Letícia Colombini
Tudo bem, você é um profissional com características que hoje valem ouro no mercado de trabalho. É dinâmico, competente, tem coragem para assumir riscos, capacidade para gerar resultados, espírito de liderança, e por aí afora. Mas do que vale tudo isso se você não consegue ganhar a confiança e a simpatia de seu chefe? E isso importa muito, já que uma boa sintonia com o superior imediato pode ser decisiva no desenvolvimento de sua carreira. Seu chefe é a pessoa a quem você mais tem de agradar. Eis algumas dicas para conquistá-lo: |
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1. Trate seu chefe como se ele fosse seu melhor cliente. Você precisa saber o que ele quer, mas também o que não quer; do que ele precisa e, claro, também do que não precisa. O segredo é antecipar as necessidades dele e exceder suas expectativas. E, sobretudo, convencê-lo de que não há ninguém que agregue tanto valor quanto você.
2. Evite queda-de-braço. Não precisa ser nenhum gênio para reconhecer a inutilidade de uma discussão vazia com o chefe. Pense bem: quais são as chances de vencer? Supondo que ele está onde está porque sabe o que faz, é bom ter sempre ótimos argumentos quando for defender suas idéias. E não queira bancar o advogado do Diabo. Uma artilharia crítica pode ser contraproducente e desagradável.
3. Aja como um empreendedor. Bons chefes adoram funcionários cheios de iniciativa, daqueles que chamam para si mesmos a responsabilidade e fazem as coisas acontecer. Essa atitude sinaliza liderança e tem um impacto positivo na performance da equipe. E, é claro, aumenta seu saldo de gols com o chefe.
4. Não fique de olho no relógio o tempo todo. Você é da turma que começa a 'limpar a mesa' cinco minutos antes do horário de ir embora? Todo dia, às 6 em ponto, já está na porta dizendo 'Até amanhã...?' Francamente, assim não. Você vai perder pontos na certa. Esse tipo de atitude pressupõe falta de entusiasmo e de comprometimento.
5. Não diga amém para tudo o que seu chefe diz. Os melhores chefes gostam de ser confrontados pelos subordinados, especialmente por aqueles que sempre oferecem soluções e alternativas. Posicione-se quando necessário. Caso contrário, há riscos de que sua opinião seja cada vez menos requisitada.
6. Invista no marketing pessoal. Faça como os gurus: saiba se vender. A modéstia é, sem dúvida, uma fabulosa virtude. Mas exagerar na dose pode ser bastante destrutivo para sua carreira. Deixar seu bom trabalho passar em brancas nuvens é um engano fatal. Não se acanhe em fazer o papel de relações-públicas de si mesmo. É só evitar alguns exageros para não parecer presunçoso. Mas lembre-se de demonstrar satisfação e orgulho quando seu chefe lhe der parabéns ou elogiá-lo. Aceite e agradeça esse reconhecimento.