O que o levou a escrever o livro?
Pensei em escrever um roteiro de minhas ações desenvolvidas com sucesso, no período em que trabalho numa empresa pública, que fosse um livro de linguagem clara, objetiva e que abordasse idéias, experiências e pensamentos de motivação, uma espécie de manual com dicas para qualquer segmento. O livro é bem prático, pois compartilha com o leitor os passos necessários rumo à organização e motivação, com o intuito de atingir e ultrapassar as metas pessoais e profissionais.
O que significa exatamente ter iniciativa? Quais as principais características desse profissional?
Iniciativa é a capacidade que todos nós temos de criar, iniciar projetos e conceber novas idéias, significa tomar uma decisão desafiadora, mas tomá-la em primeiro lugar. Ao contrário do que se pensa, ter iniciativa não é tão simples nem tão complexo. Ver o que todos vêem, perceber o que quase ninguém percebeu e agir com antecedência, na confiança de um resultado, que o futuro trará, não é uma ciência exata, mas é uma habilidade que podemos desenvolver com o tempo. As principais características de um profissional de iniciativa é o saber anunciar, divulgar e tomar à frente uma idéia, não ser seguidor, mas líder, protagonista. Um profissional de iniciativa é antes de tudo sinônimo de ousadia, coragem e determinação.
Qual é a essência da iniciativa?
A essência da iniciativa é entrar em ação, ou seja, fazer o diferencial agora! Iniciativa requer coragem e disposição. A iniciativa representa a capacidade de identificar e buscar oportunidades. Está associada ao comportamento proativo, e por conseguinte, em oposição imediata à hesitação e à procrastinação.
Quais os benefícios da tomada de iniciativa no mercado de trabalho?
O profissional dotado de iniciativa antecipa-se aos fatos, realizando atividades antes de ser solicitado ou forçado pelas circunstâncias e conjuga os verbos “fazer”, “agir” e “executar”. Aproveita situações conjunturais para atender rapidamente novas demandas ou nichos. Surpreende, empolga, contagia e encanta.
O que diferencia um funcionário ativo, notável, com visão empreendedora e de muita iniciativa do funcionário medíocre?
Para se sobressair no atual mercado de trabalho, o profissional deve fazer o que precisa ser feito, mesmo sem ser solicitado, resolver problemas em vez de criá-los, ignorá-los ou de transferi-los para os outros, ter a qualidade do seu trabalho como marca registrada; correr riscos e se dedicar como se fosse dono do negócio.
Qual o grande inimigo da iniciativa?
A hesitação e a procrastinação. As pessoas precisam combater a hesitação e a procrastinação, estes inimigos sorrateiros que nos fazem adiar projetos, interromper a leitura de um livro, cancelar investimentos, protelar decisões. Ao combatê-los eliminamos as síndromes do 'quase' e “quando”.
Porém, não basta apenas vencer a hesitação e tomar a iniciativa. O verdadeiro empreendedor sabe que, sem acabativa, um neologismo cada vez mais aceito, para identificar a capacidade de concluir tarefas iniciadas, não há sucesso. Por isso, cultive a coragem e ousadia. Coragem para refletir e se conscientizar. Coragem para ter o coração e a mente aberta para internalizar o autoconhecimento adquirido. Ousadia para inovar e apostar, mesmo correndo riscos.
É possível uma pessoa tímida que geralmente segue os outros se tornar uma pessoa de iniciativa? Como desenvolver essa característica?
Claro que é possível. Tudo depende do desejo dessas pessoas de serem percebidas como especiais e terem um ímpeto de mudança. As pessoas precisam iniciar as mudanças que fortalecerão seus ideais, mesmo que esses resultados demorem um pouco para aparecer. Para desenvolver essa característica é preciso agir feito um dínamo, cheio de energia e lutar por suas conquistas. Quando lembramos as histórias de algumas personalidades como Zilda Arns, Madre Tereza de Calcutá e Mahatma Ghandi, visualizamos figuras célebres, de grande coração, que viveram existências extraordinárias, porém, esquecemos que eles, assim como nós, começaram em algum lugar, perderam sua timidez, dando o primeiro passo, enfrentaram seus medos, receios e não aceitaram os limites alheios. Esse mérito deve-se ao poder da iniciativa.
O que pode acontecer quando temos a iniciativa, criatividade e planejamento juntos?
O somatório dos três resulta na inovação. Criatividade sem proatividade não passa de um monte de idéias que podem ou não ser úteis. Proatividade sem criatividade resultará em mudança de pouco ou curto impacto. Mudanças que valem a pena, começam com uma dose de criatividade. A estas mudanças dá-se o nome de inovação. É preciso ousar. Com as chaves da iniciativa você abre as portas da proatividade, pois a iniciativa representa a capacidade de identificar e buscar oportunidades.
O mercado procura que profissional? O senhor acredita que o profissional de iniciativa, proativo, tem destaque hoje em dia?
Em todas as profissões é necessário o conhecimento e o poder da iniciativa. A pessoa, para ter sucesso, precisa ter iniciativa, ousadia e criatividade. O mercado busca profissionais dotados de iniciativa. Pessoas que não tenham medo de se expor, de ir para a berlinda, de se submeter ao julgamento, e não de profissionais que prefiram um temporário receio estratégico para ver primeiro o que vai dar certo, para depois agir, entrar em ação. Imagine então, um profissional com uma grande capacidade técnica, mas sem iniciativa. Ele nunca chegará a lugar nenhum. A iniciativa é uma das competências a serem desenvolvidas e praticadas em sua trajetória pela superação.
Como seu livro O Poder da Iniciativa pode ajudar nesse sentido?
O livro mostra como cada pessoa pode despertar a iniciativa. São oito capítulos que, de forma simples, objetiva e direta, explicam como fazer o seu diferencial e descobrir as oportunidades em sua vida, tanto no profissional como no pessoal. Oferece ao leitor uma gama de oportunidades para aproveitar o dia, através de temas como ação, vendas, motivação, iniciativa, criatividade, planejamento, experimentação e empreendedorismo.
Quais seriam os oito passos para conseguir sucesso na profissão?
Os oito passos para conseguir sucesso na sua profissão são reconhecer as oportunidades de tomar iniciativa, fazer planejamento das ações, buscar desenvolver seu talento de empreendedor, procurar o envolvimento com a comunidade, entrar na era da experimentação, construir as correntes motivacionais, ter criatividade nas vendas e estimular a reflexão na sua profissão com as lições de vida aprendidas.
Deixe uma mensagem para os visitantes do site Curriculum.com.br.
Trace sua trajetória rumo ao sucesso, aproveite a oportunidade de tomar a iniciativa, faça o seu planejamento de ações e experimente a mudança, os resultados serão compensadores. Leia o livro O Poder da Iniciativa. Se você se interessou por este livro, já pertence ao grupo das pessoas que querem aprender mais sobre a iniciativa. Você é um vencedor!