Artigos
VOCÊ S/A
Colaboradores
Atualidades
Autoconhecimento
Curiosidades
Especiais
Vida Profissional

Parceria
Curriculum.com.br
e VOCÊ S/A


Pesquisar:
Franca expansão
por Você SA
Publicada em 14/8/2006

Manaus, o carro-chefe da região Norte, apresenta crescimento industrial acelerado e boas ofertas de trabalho para quem tem experiência gerencial

Por Joubert Lima

É verdade que, em relação a 2005, as cidades do Norte não se saíram tão bem na pesquisa da FGV-RJ. Tanto que a região só emplacou quatro capitais (ano passado foram sete) na lista das 100 melhores cidades brasileiras para trabalhar. Antes que alguém pense em retração da economia, é bom lembrar que, em 2006, a pesquisa passou a considerar o ISS e o PIB per capta para compor o indicador vigor econômico e trouxe resultados mais fiéis ao cenário de cada cidade. Mesmo com o impacto desses números, a situação no Norte continua favorável. 'Isso vale principalmente para o Amazonas, que, de agosto de 2004 a outubro de 2005, liderou o crescimento da indústria', diz Lincoln Campos, superintendente da Fundação Getulio Vargas em Manaus (21a no ranking geral).

Lá, o crescimento econômico está relacionado ao fortalecimento da Zona Franca, cujas exportações deram um salto de 85,22% no ano passado. Como resultado, a oferta de empregos também aumentou, ultrapassando 100 000 vagas em dezembro de 2005. Isenções maiores de ICMS atraíram mais de 50 empresas de componentes para telefones celulares, televisores e motocicletas. E devem chegar mais. Só em 2005, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) aprovou 275 projetos de companhias interessadas em se instalar na região.

Dependendo do cargo, os salários chegam a ser 30% maiores do que os pagos para funções similares na região Sudeste. 'Há algum tempo, as pessoas viam a região como opção para o final da carreira. Agora, a situação se inverteu', afirma Carlos Eduardo Oshiro, diretor da Targo Recrutamento & Seleção, de Manaus. Em Belém (34a), no Pará, é o setor madeireiro que dá as cartas e está empregando engenheiros florestais, gerentes de vendas, consultores especialistas em direito ambiental e desenvolvimento sustentável. No Acre as exportações saltaram de US$ 1,5 milhão em 2000 para US$ 11,3 milhões no ano passado. Não é muito se comparado aos grandes centros exportadores, mas demonstra o desenvolvimento dos setores ligados aos chamados negócios ambientais. Devido ao aquecimento da economia, Rio Branco (106a) oferece oportunidades para advogados na área de direito ambiental, executivos de vendas, especialistas em certificação ambiental, administradores com experiência em agronegócio e técnicos em comércio exterior.

 

1. Madeireira em Itacoatiara, Amazonas.
2. Teatro Amazonas, em Manaus, capital do Estado.
3. Hidrovia Tocantins-Araguaia, em Conceição do Araguaia, Pará.
4. Linha de montagem da Philips no Pólo Industrial de Manaus, Amazonas.
5. Restaurante Boteco das Onze, em Belém, capital do Pará

 


BOM PARA TRABALHAR

> Manaus, no Amazonas, cresceu, nos últimos dois anos, quase quatro vezes mais do que a média dos municípios brasileiros. Só no ano passado a cidade gerou mais riqueza do que o Estado do Pará.
> Em Belém, capital do Pará, as melhores oportunidades estão nas áreas de mineração e na indústria madeireira. A Companhia Vale do Rio Doce é responsável por mais de 30% das exportações do Estado. O dado é do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
>Rio Branco, no Acre, vai assistir ao crescimento dos setores de comércio e de serviços por causa da conclusão, até 2008, da rodovia 'interoceânica', que vai ligar o Acre ao Oceano Pacífico.

BOM PARA VIVER
1.
A praia de Ponta Negra é o principal balneário de Manaus, com bares, restaurantes e quadras de esportes.
2. Myako, Suzuran, Touro Louco, Barbacoa, Village e o restaurante do Novotel Manaus são algumas das opções de Ulisses Tapajós Neto, presidente da Masa da Amazônia, para almoços e jantares de negócios.
3. A qualidade de vida é boa em Manaus, mas a oferta de serviços de saúde deixa a desejar não só no Amazonas, mas nas outras capitais do Norte também.


CAMPEÃS REGIONAIS
1a Manaus
2a Belém
3a Palmas
4a Porto Velho

 

 


Artigo fornecido pela revista VOCÊ S/A.
Clique aqui e acesse o site.
Quer assinar a VOCÊ S/A? Clique aqui.

Enviar para um amigo

Voltar