Artigos
VOCÊ S/A
Colaboradores
Atualidades
Autoconhecimento
Curiosidades
Especiais
Vida Profissional

Parceria
Curriculum.com.br
e VOCÊ S/A


Pesquisar:
Roupa de trabalho
por Você SA
Publicada em 17/7/2006

O estilo de cada um

Por Jeniffer Gonzalez

A executiva Rosângela Lyra, de 40 anos, não pode escorregar no estilo: diretora da marca francesa Christian Dior no Brasil, ela precisa representar a elegância da grife que dirige tanto no escritório quanto fora dele. Atualmente, desacelerou a rotina de trabalho, que chegava a 14 horas diárias. Agora são oito, sem contar os eventos sociais. 'Recebo dois convites por dia, mas dou prioridade aos que são mais importantes para os negócios', diz. Com tantas roupas à disposição pertinho dela (sua sala de trabalho fica em cima da loja da Dior em São Paulo) parece fácil vestir-se bem. Embora só use Dior, ela tem seu próprio estilo ao se vestir.

                                         Por Jeniffer Gonzalez Como você define seu estilo?
Elegante e ousado. Sou meio camaleoa: adapto-me ao ambiente e à situação. Posso colocar um tailleur, um longo clássico ou uma calça pescador. Gosto de misturar cores pouco usuais, como azul-marinho e marrom.

Que tipo de peça usa no trabalho?
Prefiro usar calça e camisa em reuniões ou encontros de trabalho, mas no escritório e em ocasiões informais vario bastante: bermuda, saia, calça ou camiseta e sandalinha rasteira também.

Como você faz quando tem diferentes compromissos no dia?
Posso trocar apenas a blusa, os acessórios e a cor do batom para conseguir um visual diferente. Mas se o compromisso é um jantar mais formal, por exemplo, aí levo uma roupa para o escritório e me troco.

O seu jeito de se vestir mudou ao longo dos anos, assim como a marca que você representa?
Claro. O designer anterior da Dior, Gianfranco Ferré, criava peças mais clássicas. Com a chegada do estilista inglês John Galliano, em 1997, a marca tornou-se referência de vanguarda. Naturalmente, meu guarda-roupa sofreu a influência de seu estilo.

Quais os erros mais comuns no ambiente de trabalho em relação ao visual?
No caso da mulher, vestir-se de forma indiscreta e desconfortável, como usar uma blusa muito decotada ou uma saia muito curta. No caso do homem, muitos não sabem ser elegantes se tirarem o terno. Aí, misturam uma camiseta com uma calça de prega em um dia casual. Eles poderiam usar um jeans, uma camiseta pólo e um mocassim e manter a elegância. 

RAIO X DE UM TERNO
O período de liquidações, que deve ir até o mês de março em muitas lojas, é um bom momento para comprar roupas de boa qualidade, aquelas que você pensaria duas vezes em outra época do ano por causa do preço. Saiba o que observar para levar um terno perfeito para casa

Lapela
O ideal é que ela não esteja puxando para o ombro. Quando fechada, os dois lados devem se encontrar e ficar logo abaixo do seu pomo-de-adão.

Ombro
Deve ser alto, com a costura logo acima do osso e cavas pequenas. A manga deve ficar ajustada ao braço.

Botões
É sobre eles que o paletó é centrado. O primeiro botão de um terno de dois botões ou o do meio de um terno de três deve ficar logo acima do umbigo.

Punho
Deve ter três ou quatro botões pregados a mão, de preferência, uma indicação da boa qualidade da roupa.

Fendas
O terno com duas aberturas atrás é o mais atual e o que dá mais mobilidade, mas uma única fenda é ok.

Tecido
A lã Super 100 ou 120 é a mais usada e de melhor qualidade. A tendência são tecidos com listras, como os risca-de-giz

Estrutura
Em ternos feitos a mão, a parte da frente do casaco tem um fino forro de algodão. Já os ternos feitos em série têm uma entretela colada ao tecido. Se ela for de má qualidade, o caimento perde muito.

Barra
Ela contribui para que a calça caia bem, por isso tem de ter um certo peso e cerca de dois dedos de largura.
Consultoria: Brooksfield e Daslu Homem

Viva Kyoto
O verão é um ótimo momento para aderir ao movimento Cool Biz, a contribuição do primeiro-ministro japonês ao Protocolo de Kyoto. A idéia do movimento, lançado no ano passado, é abolir o uso da gravata para reduzir a necessidade de ar-condicionado no verão. Assim, cairia a emissão de CFC, o gás usado pelos condicionadores de ar, que causa danos à camada de ozônio. Diminuiria também o consumo de energia elétrica. Sem terno, a temperatura do corpo cai cerca de dois graus. No Brasil, várias empresas adotaram o visual casual para toda a semana. Veja algumas sugestões para deixar a gravata de lado, mas não a elegância.
1. Tradicional
Coloque uma camiseta branca por baixo da camisa de cor e deixe um botão aberto, sem medo de errar.
2. Fashion
Camiseta envelhecida e casaco é tendência e pode ser adotada para quem trabalha em ambientes informais.
3. Latino
Camisa de malha com paletó claro faz um visual elegante e casual ao mesmo tempo, bacana para o verão.
4. Esportivo
A camisa pólo moderninha, com zíper ou gola mais pontuda, vai bem com jeans ou calça de alfaiataria.


Artigo fornecido pela revista VOCÊ S/A.
Clique aqui e acesse o site.
Quer assinar a VOCÊ S/A? Clique aqui.

Enviar para um amigo

Voltar