Como o trabalho extra pode garantir aumento de renda
Publicada em 18/9/2009
Existem boas opções para complemento da receita doméstica, principalmente para as mulheres, porém o correto é encará-lo como um trabalho, que exige dedicação e esforço
O crescimento da mulher no mercado de trabalho é uma de suas grandes conquistas em nosso tempo. No entanto, ela vem ocorrendo muitas vezes por necessidade. A mulher de hoje é profissional, mãe e administradora do lar, entre muitos outros papéis. Com tudo isso ela representa não somente a pessoa que trará o dinheiro para casa, mas também aquela que cuidará do lar, dos filhos e do marido, ao mesmo tempo em que procura cuidar de si mesma.
Diante disso, para suprir as necessidades financeiras da família ou complementar a receita doméstica, muitas vezes a mulher busca uma fonte de renda extra, que permita trabalhar sem sair de casa. Felizmente existem hoje várias opções que a ajudam nisso.
“Existem muitas alternativas para as mulheres melhorarem a receita de casa. Primeiramente, elas são cada vez mais bem aceitas no mercado de trabalho. Percebo também que muitas vêm exercendo seu alto poder de flexibilidade e adaptabilidade, compondo seu dia com um trabalho fixo, normalmente de meio período, e outro adicional, que permite estruturar sua agenda de trabalho de maneira flexível, ao mesmo tempo em que busca seu complemento de renda”, considera Marcelo Abrileri, especialista em carreira e presidente da Curriculum.
No entanto, a distância entre a casa e o emprego torna o dia-a-dia mais complicado e dificulta a composição da agenda para um trabalho extra. O custo e o tempo perdido no transporte geralmente são bastante desmotivadores. Além disso, a família também sofre, pois carece da presença da mãe. Por conta de todos estes pontos, muitas mulheres têm optado pelo comércio de produtos ou pela representação de alguma empresa para pessoas do bairro, parentes, amigos e conhecidos.
Segundo Abrileri, segmentos que envolvem a venda de produtos do universo feminino são interessantes para incrementar o orçamento familiar. “O comércio dirigido a esse tipo de público pode ser bastante promissor, uma vez que as mulheres, por serem vaidosas, tendem a consumir constantemente tais produtos. A venda no setor de beleza e cosméticos tem sido uma saída inteligente para as mulheres que precisam de uma renda extra e desejam conciliar atividades que geram receita com seus afazeres domésticos”, complementa.
As vantagens deste tipo de trabalho são muitas, mas a mulher não pode se esquecer que é uma profissional e deve se comportar como tal tanto no que diz respeito à vestimenta, bem como à agenda de compromissos, e não se acomodar caso deseje obter bons rendimentos.
Seja como um complemento na renda ou como a principal fonte de dinheiro, esse tipo de trabalho é cada vez mais adotado pelas profissionais do sexo feminino. Para as que desejam trabalhar dessa forma, seguem abaixo algumas dicas:
1)Seja honesta quanto ao tempo que irá dedicar a esta função e calcule se a quantidade de tempo será suficiente para cumprir com suas novas obrigações;
2)Busque empresas idôneas (de preferência de renome) e que tenham boas ofertas de trabalho;
3)Compreenda totalmente suas funções e atribuições e organize sua rotina de modo a cumprir com seus compromissos perante a empresa;
4)Por fim, cuidado com falsas promessas de lucro imediato.