Recuperação: brasileiro está um pouco mais confiante com relação ao emprego
Publicada em 22/9/2009
Por Luana Cristina de Lima Magalhães
Grande parte dos brasileiros está um pouco mais confiante com relação ao seu emprego quanto há seis meses ou até mais confiantes. Ao que parece, o pior da crise econômica mundial já passou e, com isso, o temor de perda do emprego estabilizou-se.
Dados divulgados pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo) revelam que a segurança no emprego de 30% dos entrevistados estão "um pouco mais confiantes". Outros 29% responderam que estão "mais ou menos igual".
A pesquisa também revelou que 39% dos brasileiros conhecem alguém que perdeu o emprego nos últimos seis meses. O número médio de demitidos conhecidos por essas pessoas foi de quatro, sendo maior no Norte/Centro-Oeste, com média de sete conhecidos, e menor no Sul, com média de três.
Por outro lado, 61% dos brasileiros entrevistados disseram que não conhecem ninguém que perdeu o emprego nos últimos seis meses.
Confiança
Ao responder à pergunta "Comparando com seis meses atrás, hoje o senhor diria que está mais confiante ou menos confiante no que se refere à segurança do seu emprego, do emprego de outras pessoas da sua família ou de outras pessoas que o senhor conhece pessoalmente?", muitos responderam que estão "um pouco mais confiantes" ou "mais ou menos igual", conforme a tabela:
Item
Respostas
Muito mais confiante
4%
Um pouco mais confiante
30%
Mais ou menos igual
29%
Um pouco menos confiante
21%
Muito menos confiante
12%
Não sabe/não respondeu
4%
Fonte: ACSP/Ipsos
As classes sociais C e A/B se mostram mais confiantes na segurança de seu emprego, uma vez que 35% e 32% dos respondentes, respectivamente, disseram que estão "um pouco mais confiantes" do que há seis meses. No grupo das classes D e E, 27% responderam que estão "um pouco menos confiantes" e 25% disseram que estão "mais ou menos iguais".
Em relação às regiões do Brasil, no Nordeste, a maioria das respostas se concentrou no mais ou menos igual, com 26% do total. Já no Norte/Centro-Oeste, 53% estão um pouco mais confiantes do que há seis meses. No Sudeste, a maioria (30%) está um pouco mais confiante também. Por fim, no Sul, 39% das respostas se concentraram no "mais ou menos igual".
Sobre o estudo
A pesquisa ACSP/Ipsos é elaborada a partir de mil entrevistas domiciliares mensais e 12 mil entrevistas por ano. Participam do estudo nove regiões metropolitanas e 70 cidades do interior do País. A margem de erro do estudo é de 3 pontos percentuais.